"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."
(2 Timóteo 3.1-5)
Paulo alerta Timóteo para o tipo de caráter que as pessoas terão no fim dos tempos: serão pessoas hedonistas, sem amor e cruéis. Homens e mulheres egoístas, voltados a acumular bens e favores apenas para si mesmos.
O apóstolo alerta também no vs. 5, que muitas dessas pessoas terão "aparência de piedade", ou seja dirão que conhecem a Deus, mas viverão uma prática de vida muito diferente daquela indicada pelo Senhor.
A nós é exigido discernir o tempo que estamos vivendo: será que vemos essas características descritas por Paulo operando ao nosso redor?
O apóstolo completa a sua fala aconselhando Timóteo sobre como agir, frente a esses desvios de caráter que também podem nos rodear.
Ele orienta Timóteo a afastar-se dessas pessoas com comportamentos tão nocivos, especialmente daqueles que dizem conhecer a Cristo, mas andam em um caminho tortuoso (v.5).
Assim deve ser a nossa atitude também!
Essa orientação tem muito sentido, especialmente quando estamos cientes de que os maus comportamentos são transmitidos por osmose. Quando andamos ao lado de pessoas que agem erradamente, é muito fácil capturar essa forma de agir e replicá-la.
Já os bons exemplos, a fim de serem seguidos, geralmente envolvem oração, humildade e dedicação, ou seja são mais trabalhosos!
Esse afastamento não está relacionado à pessoa que pecou, se arrependeu e pediu perdão, mas sim às pessoas que pecaram, foram repreendidas e ensinadas sobre o seu erro, porém mesmo assim fazem a opção de caminhar afastadas dos propósitos do Senhor, sem sinal de arrependimento e transformação.
(Veja Mateus 18.15-17 e 2 Tessalonicenses 3.6;14-15)
Por outro lado, na sequência do texto, o apóstolo Paulo complementa:
"Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu." (2 Timóteo 3.14)
Às vezes, ao olhar para os lados e ver tantas pessoas agindo conforme seus próprios pensamentos, podemos cair na tentação da comparação e baixar o nível de santidade que Deus estabeleceu como referência para as nossas vidas.
Porém, Paulo aconselha Timóteo a permanecer firme nos compromissos que havia aprendido da palavra do Senhor!
Do mesmo modo, nós devemos viver a vida olhando fixamente para Cristo e não nos deixando levar pelo comportamento das pessoas ao redor. Busquemos na palavra de Deus a orientação para a vida e a sigamos com perseverança!
Desse modo, mesmo em tempos difíceis e de esfriamento espiritual, viveremos o propósito do Senhor e testemunharemos Sua luz no meio da sociedade.