
O apóstolo Paulo enviou duas cartas a Timóteo, um jovem e seu filho na fé, o aconselhando sobre várias situações, desde aquelas que envolviam o dia-dia do ministério quanto às relacionadas com a própria intimidade de seu discípulo.
Existe um conselho que Paulo deu a Timóteo que todo mundo precisa ouvir com muita atenção!
"Não desprezes o dom que há em ti..." 1 Timóteo 4.14
Encaro este “dom” mencionado na passagem como a revelação dos propósitos e a capacitação dada por Deus a Timóteo em um momento específico de sua vida.
Portanto, a passagem ganharia o seguinte sentido, numa livre versão: Não despreze a capacidade e os propósitos que Deus estabeleceu para a sua vida! Não seja negligente com este talento que o Senhor te deu para a glória dEle!
Deus tem um propósito para a vida de cada pessoa e Ele capacita cada um com talentos e dons para cumprir este chamado.
Porém, a gente adora limitar a maneira que Deus tem para fazer a Sua obra!
Dentro do ambiente de templo, isso costuma ser ainda mais comum! É só ver como valorizamos excessivamente a imagem da pessoa que prega e da galera que faz parte do louvor!
Essa valorização às vezes é tão danosa, que pessoas sem a capacitação e o chamado de Deus para essas atividades se aventuram a fazê-las, como se isso fosse a única opção de servirem ao Senhor!
O pior é que em determinados contextos só existem essas opções mesmo! Especialmente porque resumimos a obra de Deus na terra ao culto de sábado ou domingo, enquanto a verdadeira obra do Senhor avança para muito além das paredes da igreja que você frequenta: ela alcança o seu trabalho, faculdade, as ruas, os necessitados, os que estão em prisão e tantos outros!
Abra a sua mente e entenda que a obra de Deus é multiforme, tem várias maneiras e formas de ser colocada em prática!
Em I Coríntios 12, o apóstolo Paulo fala sobre a igreja como corpo de Cristo, onde cada integrante tem sua função e seu lugar dentro da variedade de membros existentes.
A cada um, Deus concede capacidade, talentos diferenciados e o desejo dEle é que desenvolvamos essas potencialidades para cumprir o propósito com o qual Ele nos gerou.
A uns, Deus deu a capacidade de cantar; a outros, o talento para pregar; mas outros receberam a capacitação para servir à comunidade carente perto de onde vivem; um punhado de outros, abençoará a vida dos universitários que não conhecem ao Senhor, muitos usarão a sua profissão como instrumento para espalhar as Boas Novas por onde andarem...E assim, a obra de Deus cresce e abrange tudo aquilo que Deus quer, desde os mais próximos aos mais distantes!
Mas para que isso aconteça, é importante que você não despreze, não negligencie o dom que há em você!
Não deixe que os sonhos semeados por Deus em seu coração morram, por sua inoperância e falta de disposição em vivê-los! Não deixe que o mundo e a correria abafem tudo aquilo que o Espírito já propôs a você!
Se entregue a Deus e levante para cumprir os propósitos que Ele tem a seu respeito.
Da parte dEle, não faltará capacitação para agir de acordo com a visão proposta! Basta você se dispor!
Se você não sabe qual é o propósito que Deus tem para a sua vida, busque do Senhor a revelação dos sonhos que Ele tem a seu respeito!
Ore, jejue, leia a Palavra e ouça a Sua voz! Tenho certeza que Ele está desejoso de revelar os sonhos do coração dEle para você!
Siga este conselho do apóstolo Paulo: não despreze o dom que há em você, mas viva intensamente para Cristo, com todos os talentos, capacidade e força que Ele tem te concedido, com o objetivo de cumprir o Seu chamado e levar glória ao nome dEle!